VENHA E CONFIRA

sexta-feira, 14 de maio de 2010

OTIMISMO






















PENSAMENTO POSITIVO ELE É CAPAZ DE CURAR

Para o nadador holandês Maarten van der Weijden, que se livrou de um câncer recentemente, pensamento positivo não cura doenã alguma. "Acho até perigoso essa ideia. Ela sugere que você vai perder se não pensar positivamente. Foram os médicos que me salvaram, sou apenas um sujeito sortudo", afirma o campeão de natação. Diversos estudos, no entanto, indicam que ver o copo "meio cheio" ajuda mais que vê-lo "meio vazio". Um deles, produzido por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, acompanhou 100 mil mulheres acima dos 50 durante 8 anos.
E concluiu que as otimistas tinham risco 9% menor de ter problemas cardíacos e 14% menor de morrer por qualquer causa relacionada à idade (câncer e ataque cardíaco, por exemplo).
Segundo outra pesquisa, desta vez levada a cabo da Universidade Ben Gurion, em Israel, mulheres que passam por situações muito difícieis, como a perda de familiares ou um divórcio, têm mais risco de desenvolver câncer de mama. O estudo israelense verificou que essas mulheres tendem a relatar problemas de depressão e ansiedade antes do diagnóstico.
"Esses dados sugerem que o otimismo é protetor e que o pessimismo é prejudicial quando se fala em desenvolvimento de várias doenças, especialmente as do coração", diz a médica americana Laura Kubzansky, da Universidade Harvard. "Mas ainda falta descobrir muita coisa sobre os mecanismos envolvidos nessa proteção."

Fonte: Revista Super Interessante - Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário