VENHA E CONFIRA

ARTES

CURIOSIDADES:

ARTE POPULAR
A arte popular na Itália ocupa um lugar de especial relevo. Trata-se de muita história, lendas, tradições e fantasias, que ocorrem em numerosos campos. Parte destas artes contribuiu para tornar o artesanato um sucesso .
As antigas escolas de arte popular souberam transmitir no decorrer dos séculos a sabedoria e os autênticos artistas, sem rivais no mundo.
Você sabe o que é o Campidoglio?
O Campidoglio é uma cidadela da antiga Roma. Um lugar belíssimo e aconchegante.
Um extraordinário lance de escadas leva à espetacular Piazza Del Campidoglio de Michelangelo, rodeada pelos Palazzi Nuovo e dei Conservatori, que abrigam os Museus Capitolinos, com seus admiráveis acervos de esculturas e quadros.
Ao redor do Campidoglio, estão inúmeros pontos turísticos que podem ser apreciados como o Monumento a Vitorio Emanuelle, a Chiesa de San Marco, o Pallazzo Venezia, a Insula Romana, o Palazzo Nuovo e a Scalinata dell’Aracoeli.
CANTOS GREGORIANOS
Os mais antigos documentos de composição musical da Europa são os cantos Gregorianos, assim chamados por causa da Pontífice São Gregório que, no século seis, fixou os esquemas, reordenando as regras já traçadas por Santo Ambrósio, arcebispo de Milão, no século quatro.
Os compositores italianos que inscreveram o seu nome no firmamento musical internacional são muitos. Devem ser lembrados Giovani Pierluiggi da Palestrina, que compôs diversos corais para missas, das quais a mais célebre é o Papa Marcello, considerada uma das obras primas da música de todos os tempos.
No setor de ópera temos Giovachino Rossini, de O Barbeiro de Sevilha e Guilherme Tell. Também temos Vincenzo Bellini, de Norma e Sonâmbula, Giuseppe Verdi, de Aída, La Traviatta, Otello, Trovattore, Ballo in Maschera, La Forza Del Destino e Rigolletto.
DIAS DA SEMANA
Você sabia que seis dos sete dias da semana em italiano tem seus nomes originados de nomes de planetas?
Dias da Semana
(Português)
Dias da Semana
(Italiano)
Planetas
(Italiano)
Planetas
(Português)
Segunda Lunedi Luna Lua
Terça Martedi Marte Marte
Quarta Mercoledi Mercurio Mercúrio
Quinta Giovedi Giove Júpiter
Sexta Venerdi Venere Vênus
Sábado Sabato Saturno Saturno

ESCOLA
Na Itália a escola é aberta a todos. A instrução de primeiro grau, ministrada durante pelo menos oito anos, é obrigatória e gratuita. Os alunos capazes e aplicados, mesmo se carentes de meios econômicos, têm direito de atingir os graus mais altos de estudo. A República Italiana efetiva esses direitos através de bolsas de estudos, ajudas às famílias e outras medidas que devem ser concedidas por concurso.
FILME POLICIAL
Você sabia que em italiano Filme Policial é conhecido como "Film Giallo" (traduzindo ao pé da letra: Filme Amarelo).
Na verdade tudo começou porque há muito tempo atrás, as novelas policiais eram escritas em livros com capas amarelas (giallo em italiano é amarelo). A associação de idéias foi tão grande que, até hoje, um filme "giallo" é um filme policial.
GARFO
Você sabia que o garfo foi inventado na Itália?
Acredita-se que o garfo tenha sido usado pela primeira vez no século XI, em casas italianas, para se comer frutas que poderiam manchar os dedos das mãos. Até então, as pessoas comiam com as próprias mãos ou, muitas vezes, pegavam os alimentos com facas.
Foi só no final de 1450 que os garfos começaram, lentamente, a substituir as facas na alimentação.
GIÁCOMO LEOPARDI
Você sabe quem foi Conde Giácomo Leopardi?
Conde Giácomo Leopardi foi um poeta italiano, filho do Conde Monaldo. Teve educação esmeralda pelos jesuítas revelando-se menino prodígio, com o domínio rápido do grego e do latim. Giácomo compôs as poesias PRIMO AMORE, L’INFINITO, ALLA LUNA, IL PASSERO SOLITÁRIO, PENSIERO DOMINANTE e ALLA SUA DONNA. Sua influência foi grande na poesia romântica, especialmente dos países latinos, inclusive a brasileira.
IMPRENSA ITALIANA
Você sabe como é na realidade a Imprensa Italiana?
Protegidos por uma constituição que lhes garante plena liberdade, existem hoje no país 85 jornais com tiragem diária de mais de seis milhões de exemplares. Há ainda milhares de semanários e periódicos de grande circulação. Porém, os italianos não são grandes leitores de diários. A Itália tem o índice mais baixo de leitores da Europa.
MASSAS
As massas são o alimento básico de toda a Itália. Os tipos mais comuns de massa são o espaguete, o macarrão, o ravióli, a lasanha e o fetuccinni.
Na Itália existe o Museu Histórico do Espaguete, em Pontedassio, perto de Imperia, que mostra a história deste prato. A pizza é outro alimento popular.
A cozinha itlaiana usa muita manteiga, azeite e tomate. Quase todas as regiões do país têm sua própria especialidade culinária. Entre elas podem citar-se a mortadela de Bologna, o prosciutto de Parma, o Minestrone de Milão e a Polenta Cuncia do Piemonte.
MESES DO ANO
Os meses do ano em italiano são parecidos com os da língua portuguesa.Veja: Gennaio, Febbraio, Marzo, Aprile, Maggio, Giugno, Luglio, Agosto, Settembre, Ottobre, Novembre e Dicembre.Já os dias da semana são diferentes: Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi, Sabato e Domenica.
MUSEUS
Os museus de Roma estão entre os mais ricos do mundo. O Vaticano, sozinho, abriga coleções incomparáveis de artefatos egípcios, gregos e romanos.Escavações feitas no século XIX acrescentaram tesouros da antiga Roma, que estão em exibição em museus por toda a cidade.Obras de Michelângelo e Rafael são encontrados nos museus romanos. No Museu do Vaticano podem ser vistos objetos preciosos, como a cruz do século IX, mostrando cenas da vida de Cristo.Na galeria Spada encontram-se pinturas dos séculos XVII e XVIII.O Palazzo Corsini exibe trabalhos de Caravaggio, Rubens e Van Dick.
MUSICA E DANÇA
A música e a dança na Itália possuem uma antiga tradição de arte popular, que na maioria das vezes a conseguiram transmitir até os nossos dias. As músicas, os costumes tradicionais, o cinema e a televisão divulgaram por definitivo a Itália.A principal caracterização do patrimônio cultural dos italianos é as manifestações de arte, criada e difundida pelo próprio povo italiano.
ÓPERA
A Itália é o berço de muitos compositores notáveis, particularmente na Ópera. A Ópera nasceu na Itália no começo do século XVII.Claudio Monteverdi, um dos principais compositores de ópera, escreveu Orfeu, encenada em 1607.A ópera atingiu o auge no século XIX e começos do século XX. Compositores como Caetano Donizetti, Pietro Mascagni, Giácomo Puccini, Giovacchino Rossini e Giuseppe Verdi eram todos italianos.Entre os compositores italianos de música instrumental podem ser citados: Niccolò Paganini, Ottorino Respighi, Tomaso Albinoni e Antônio Vivaldi.
PIZZA
Você sabia que foram os italianos que aperfeiçoaram a Pizza?
A história da Pizza começou com os gregos, que faziam massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.A novidade foi parar na Península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália, mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de lingüiça ou ovos por cima.A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.A primeira pizza redonda foi servida em 1889 à Rainha Margherita, em Napoli. Para homenageá-la, o pizzaiolo Rafaelle Sposito usou as cores da bandeira italiana - o branco do queijo, o verde do manjericão e o vermelho do tomate - e lhe deu o nome da Rainha.Desde então a pizza se tornou um dos pratos mais consumidos no mundo, sendo difundida em várias culturas e países.
PANETTONE
Você sabe como surgiu o Panettone?
O Panettone surgiu em meados do século XVII no Norte da Itália, região da Lombardia. Muitas estórias contam a sua origem.Uma das mais conhecidas é a do padeiro Toni de Milão. Num certo dia de grande inspiração, Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Nasceu então o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se Panettone.
VINHO
Algumas curiosidades sobre o vinho:
A cor é a melhor pista para o exame do vinho ainda na garrafa: observando-o contra a luz, o vinho estará BOM sempre que seus reflexos forem da gama do vermelho e estará em perigo ao aproximar-se do marrom escuro, quando ele literalmente estraga.Tomando um só tipo de vinho sem acompanhar alimentos, o problema não se coloca; mas se for mais de um, a seqüência deve ser in crescendo, isto é, brancos antes dos tintos, secos antes de suaves, novos antes de antigos, sempre do MENOS para o MAIS importante.Alimentos que deturpam o gosto do vinho: alcachofra, molhos saturados de vinagre e chocolates.Alimentos que potencializam o máximo o gosto do vinho: pão e queijo.O vinho não pode ser enlatado porque corroe a lata, e também porque o vidro tem maior poder de conservação, isto é, conserva durante mais tempo as qualidades gustativas de um grande vinho. Além disso, após aberto, o vinho deve ser bebido todo, pois o ar que fica na garrafa o estraga.