VENHA E CONFIRA

PORTUGUÊS / INGLÊS / LITERATURA

PORTUGUÊS

O que muda com as novas regras ortográficas ?

Alfabeto

Nova Regra
O alfabeto será formado por 26 letras
Como é
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como será
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

Trema

Nova regra
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.
Como é
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como será
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.

Acentuação – ditongos “ei” e “oi”

Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como é
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como será
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.

Acentuação – “i” e “u” formando hiato

Nova regra
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como é
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como será
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.

Hiato

Nova regra
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como é
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como será
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

Palavras homônimas

Nova regra
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como é
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como será
para, pela, pelo, pera, polo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

Hífen – “r” e “s”

Nova regra
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como é
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como será
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

Hífen – mesma vogal

Nova Regra
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como é
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

Hífen – vogais diferentes

Nova regra
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como é
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.

Fonte: Mundo das Tribos





LITERATURA
VOCÊ SABIA QUE...


- Casimiro de Abreu, notável poeta brasileiro, é considerado “O Poeta do Amor e da Saudade”.

- A Academia Brasileira de Letras, instituição literária, foi fundada em 1896.

- Casimiro de Abreu, é o patrono da cadeira no. 6 da Academia Brasileira de Letras.

- A Academia Paulista de Letras, fundada em 27 de Novembro de 1909, tem uma majestosa sede no largo do Arouche no centro de São Paulo.

- José de Alencar, escritor Brasileiro, nasceu no interior do Ceará na cidade de Macejana, em 01 de Maio de 1829 e faleceu no Rio de janeiro em 12 de Dezembro de 1877.

- Jorge Amado é o autor Brasileiro com maior número livros vendidos tanto no Brasil quanto exterior.

- Jorge Amado tinha apenas 19 de idade quando escreveu seu primeiro romance “O País do Carnaval”, em 1932.

- O romance, “Amar, Verbo Intransitivo”, escrito por Mário de Andrade foi para o cinema com o título de “Lição de Amor”, filme este dirigido por Eduardo Escoreu.

- Oswald de Andrade, poeta romancista e dramaturgo paulista, juntamente com Mário de Andrade, organizaram “A semana de Arte Moderna” de 1922.

- Manuel Bandeira um dos maiores expoentes da poesia modernista no Brasil é também conhecida por suas excelentes traduções das obras de: Shakespeare, Brecht e Schiller.

- Olavo Bilac considerado o principal representando do parnasianismo na poesia Brasileira recebeu ainda o título de “O Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

- O poema dramático “Morte e Vida Severina”, de autoria de João Cabral de Melo Neto, é um dos textos teatrais mais montados no país desde sua estréia em 1965.

- Antonio Castro Alves, poeta baiano, autor de Navio Negreiro e Vozes da África, que pela intensidade com que combateu a escravatura acabou recebendo o título “Cantor dos Escravos”.

- A poesia de Antonio Castro Alves ganhou grande popularidade por tratar de temas fundamentais do final do século XIX, como a escravidão e os anseios republicanos.

- “O Cortiço”, obra prima do escritor naturalista Aluízio de Azevedo é também um dos livros mais reverenciados da literatura Brasileira.

- Desde a sua primeira publicação em 1902, “Os Sertões” obra mais importante de Euclides da Cunha, é considerado um livro básico para a compreensão do país.

- Euclides da Cunha foi vítima de um crime passional, envolvendo-se numa troca de tiros com Dilermando de Assis, amante de sua esposa.
Cerca de um ano após o incidente, seu filho também veio a falecer na tentativa de vingar a morte do pai, em outra troca de tiros com Dilermando de Assis.

- O romance “Hilda Furacão”, escrito em 1991 por Roberto Drummond, foi transformado em uma série de televisão em 1998.

- O romance “Agosto”, obra do romancista mineiro Rubem Fonseca, foi transformado em minissérie de televisão, com Vera Fisher e José Mayer nos papéis principais.

- O filme “O que é isso, Companheiro”, baseado no livro de memórias de Fernando Gabeira, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.

- Os versos “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá...”, são de autoria de Gonçalves Dias, considerados por muitos, o poeta nacional do Brasil.

- Grande Sertão: Veredas, romance lírico e épico sobre o sertão, é considerado a obra prima de Guimarães Rosa.

- “O Guarani”, obra de José de Alencar, conta à história do amor platônico entre o índio Peri e a bela Ceci, filha de um rico proprietário de terras.

- Gianfrancesco Guarnieri, grande nome na dramaturgia Brasileira, nasceu na Itália no ano de 1934.

- João Guimarães Rosa, romancista e novelista mineiro, foi vítima de uma estranha premonição. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1963 acreditava que morreria quando tomasse posse. Por este motivo adiou o quanto pôde a cerimônia. Quando finalmente ela ocorreu, o escritor veio a falecer três depois.

- Gregório de Matos, falecido em 1696, um dos mais irreverentes poetas satíricos Brasileiros, conhecido como “Boca do Inferno”, foi o primeiro autor nacional a utilizar um estilo ousado e informal repleto de gírias e expressões nativas.

- Mário Palmério, romancista cuja obra focaliza a cultura dos habitantes mineiros, é o autor do romance “Vila dos Confins” que foi bem recebido pela crítica e pelo público.

- Raul Pompéia, romancista carioca, lutou ao lado de Luiz da Gama e José do Patrocínio na campanhia.



INGLÊS

Leia abaixo 14 dicas que podem te tornar fluente em Inglês rapidamente.


1. Alugue bons vídeos e DVDs e assista a cada um duas vezes, tentando entender bem a história. Depois, assista uma terceira vez sem ler a legenda.
2. Assine TV a cabo e assista programação na língua estudada o maior tempo possível.
3. Memorize a letra das suas músicas favoritas e passe o dia cantando.
4. Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos diários.
5. Compre um dicionário bilíngüe e estude a sessão de fonética (sons).
6. Ao ler em outro idioma (e também escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas.
7. Só recorra ao dicionário se a mesma palavra desconhecida ocorrer três ou mais vezes.
8. Comece hoje mesmo um diário na língua que você deseja aprender. Se não souber uma palavra, invente. O que vale é estruturar o pensamento na língua estudada.
9. Escolha um assunto, cadastre-se num Fórum de inglês e entre em uma ou mais listas de discussão.
10. Copie textos no idioma estudado periodicamente. Isso ajuda a memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulário do novo idioma.
11. Use a Internet para ler revistas e jornais em outras línguas, mesmo que a princípio não entenda nada. Grande parte da compreensão vem com a familiaridade com o texto.
12. Torne o novo idioma a ser aprendido parte da sua vida. Escute, fale, leia e escreva o máximo que puder todos os dias.
13. Esforce-se para pensar sempre em outra língua.
14. Aprenda a gostar do novo idioma. Sem isso você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.

Espero que esse guia rápido de Inglês tenha ajudado.